A empresa foi criada em 1959 na
França quando duas famílias de comerciantes, Fournier e Defforey, comandadas
por Marcel Fournier e Denis Defforey, uniram suas forças para começar um novo
empreendimento. Concretizada a parceria entre as duas famílias, surgiu então o
CARREFOUR. Somente no ano seguinte, a empresa inaugurou seu primeiro
supermercado na cidade francesa de Parmelan, na região da Haute-Savoie. O
sucesso da primeira loja foi imediato, fazendo com que a empresa, criasse, em
15 de junho de 1963, um novo conceito de lojas, o hipermercado, com 2.500
metros quadrados de área de vendas e 400 vagas para estacionamento, que abriu
suas portas na cidade de Sainte-Geneviéve-Des-Bois, próxima de Paris.
Esse formato inovador, uma loja de auto-serviço, tinha com o objetivo suprir as necessidades de um novo tipo de consumidor europeu. A receptividade do público e o aumento das vendas levaram o CARREFOUR a abrir outras unidades na França e em outros países da Europa, a começar pela Bélgica em 1969 e Espanha em 1973, com o primeiro hipermercado Pryca. Nos anos seguintes o CARREFOUR introduziu muitas inovações no mercado como os “produtos livres“ (produtos sem marcas), mas “também bons e mais baratos“, em 1976; promover os famosos grandes descontos em suas lojas (Maxidescontos) em 1979; a introdução de seu próprio cartão de pagamento, o The Pass Card, em 1981; ampliação do leque de serviços do grupo com a introdução do Seguros Carrefour em 1984; e os produtos com a marca CARREFOUR em 1985.
Em 1989, o CARREFOUR se tornou o primeiro varejista mundial a ingressar no mercado asiático através de uma parceria com a empresa Uni President Enterprises Corporation, inaugurando lojas em Taiwan. A experiência adquirida serviu como base para a abertura de outras lojas em países do continente como Malásia (1994), China (1995), Tailândia (1996) e Indonésia (1998). No ano de 1999, o CARREFOUR e o grupo Promódes (proprietária da rede de supermercados Champion) se fundem formando a maior rede varejista alimentícia da Europa e a segunda maior do mundo. Nesse mesmo ano o grupo comprou cerca de 85 supermercados no Brasil. No ano seguinte inaugurou seu primeiro hipermercado no Japão e ingressou no comércio on-line. Foi assim que o grupo CARREFOUR se transformou num gigante no setor de varejo.
Esse formato inovador, uma loja de auto-serviço, tinha com o objetivo suprir as necessidades de um novo tipo de consumidor europeu. A receptividade do público e o aumento das vendas levaram o CARREFOUR a abrir outras unidades na França e em outros países da Europa, a começar pela Bélgica em 1969 e Espanha em 1973, com o primeiro hipermercado Pryca. Nos anos seguintes o CARREFOUR introduziu muitas inovações no mercado como os “produtos livres“ (produtos sem marcas), mas “também bons e mais baratos“, em 1976; promover os famosos grandes descontos em suas lojas (Maxidescontos) em 1979; a introdução de seu próprio cartão de pagamento, o The Pass Card, em 1981; ampliação do leque de serviços do grupo com a introdução do Seguros Carrefour em 1984; e os produtos com a marca CARREFOUR em 1985.
Em 1989, o CARREFOUR se tornou o primeiro varejista mundial a ingressar no mercado asiático através de uma parceria com a empresa Uni President Enterprises Corporation, inaugurando lojas em Taiwan. A experiência adquirida serviu como base para a abertura de outras lojas em países do continente como Malásia (1994), China (1995), Tailândia (1996) e Indonésia (1998). No ano de 1999, o CARREFOUR e o grupo Promódes (proprietária da rede de supermercados Champion) se fundem formando a maior rede varejista alimentícia da Europa e a segunda maior do mundo. Nesse mesmo ano o grupo comprou cerca de 85 supermercados no Brasil. No ano seguinte inaugurou seu primeiro hipermercado no Japão e ingressou no comércio on-line. Foi assim que o grupo CARREFOUR se transformou num gigante no setor de varejo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário